Pilates Clássico x Contemporâneo

O método Pilates, criado pelo alemão Joseph Pilates combina arte e ciência e, através de sua prática tem como intuito promover o desenvolvimento equilibrado entre mente e corpo. Por sua eficácia, o nome Pilates ganhou um valor comercial muito grande e, a partir disso, começaram a surgir novos estilos e variações.

Mas nem tudo que se chama Pilates segue as técnicas de Joseph. No geral, existem dois estilos principais: o Pilates Clássico, também conhecido como Original, e o Contemporâneo. O método Clássico segue exatamente o que foi criado por Joseph Pilates, porém com a necessidade de reciclar a metodologia a fim de atender todos os níveis de condicionamento físico e também para incluir novas informações científicas, o método Contemporâneo surgiu.

Pilates Clássico ou Original

Este método foi chamado por Joseph Pilates de Contrologia e é composto por uma série de exercícios para fins de reabilitação terapêutica e condicionamento físico. Esta seqüência permite exercitar o corpo de forma global. Os princípios do método se baseiam em respiração, centralização, concentração, controle, fluidez e precisão. A série conta com  exercícios que são repetidos e vão evoluindo à medida em que o aluno consegue executá-los com perfeição. Pilates deixa claro que a execução dos exercícios e a sua ordem não deveriam ser modificadas.

A Contrologia representa a associação destes exercícios a um conjunto de cuidados corporais ligados à higiene interna e externa, que promove o bem estar pleno do corpo e da mente. A prática do Pilates Original é uma tarefa desafiadora, as orientações são cheias de detalhes importantes que fazem toda a diferença para se obter os benefícios do método.

classico

Pilates Contemporâneo

O Pilates Contemporâneo foi criado por uma segunda geração de instrutores que, usando conhecimentos científicos modernos, desenvolveram um método que todos os públicos pudessem se beneficiar. A adaptação conta com a reorganização da ordem dos exercícios, com variações na respiração e nos movimentos. O conceito de centro foi ampliado e os exercícios devem ser feitos com a pelve neutra, mantendo as curvas fisiológicas da coluna. As aulas podem ser modificadas e adaptadas a qualquer momento, e contam com diversos acessórios, como bolas, discos de equilíbrio, rolos e faixas de alongamento.

Apesar deste método possuir vários subtipos, ele deve sempre seguir as regras e princípios da Contrologia. Atualmente, o Pilates Contemporâneo é a metodologia mais utilizada no Brasil.

O Pilates Clássico ou Original não é algo fácil de realizar, porém é utilizado frequentemente como marketing por alguns profissionais e studios. Conhecer as diferenças entre as metodologias é essencial para optar com clareza qual caminho seguir. Além disso, o potencial praticante do Pilates deve se informar melhor a respeito do treinamento e certificação recebidos por aquele que escolheu como instrutor, buscando sempre por profissionais bem treinados, com maior experiência e talento natural para ensinar o método.

“Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espiríto.” – Joseph Pilates

Fonte: Assosiação Brasileira de Pilates; Revista Pilates; Vanessa Cruz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s