Como um movimento simples pode melhorar sua disposição diária?

Muita gente me pergunta quantas horas de exercício faço por dia. Quando conto que pratico no máximo uma hora por dia, cerca de 3 ou 4 vezes por semana, as pessoas ficam surpresas. Posto muito vídeos fazendo Pilates e algumas acrobacias, então é comum pensarem que passo o dia todo fazendo exercício. Mas isso não é verdade. Na maior parte do tempo, estou trabalhando – como a maior parte das pessoas – sentada, à frente do computador. Claro que atuo em todas as áreas da minha empresa desde a recepção, atendimento ao cliente, processos seletivos e treinamento de professores e outros colaboradores. Mas o principal do meu trabalho é feito à frente do computador: gestão financeira, análise de dados dos clientes, elaboração de protocolos, redes sociais, etc.

E sim, isso me causa muita dor nas costas. E é especialmente por isso que pratico Pilates. Então hoje, enquanto inseria alguns dados e alimentava planilhas, lembrei dessa imagem transmitida por diversas blogueiras, da mulher que passa o dia inteiro se exercitando para conquistar um corpo perfeito. E eu vou dizer que acho isso extremamente contraprodutivo. Ok, se você quiser dedicar 3 a 5 horas de todos os seus dias para atividades físicas, tudo bem, é uma escolha sua. Mas particularmente eu acredito que essas horas são melhor investidas para ficar com a sua família, sair com amigos, estudar, escolher móveis pra sua nova casa e até para passear com seu cachorrinho.

E é por isso que pratico somente exercícios inteligentes.

whatsapp-image-2016-10-11-at-14-27-44

Então agora vou dar uma dica, para você que como eu, trabalha muitas horas à frente do computador: Você pode apoiar as mãos atrás da cabeça, no maior relevo que o crânio tem. Esse é o início do osso occipital. Pressione a cabeça contra as mãos 3 vezes. Você deve sentir conectar a musculatura próxima à coluna – a sensação pode ser parecida com uma pressão do meio da sua coluna torácica até o início da cervical, na base do crânio, ou seja, na metade de cima das suas costas.

Estes são os músculos profundos da sua coluna. Quando eles conectam, rapidamente sua cabeça retorna ao eixo, pois eles são ESTABILIZADORES. E um dos problemas de ficar à frente do computador é que estes músculos “desligam”, permitindo que a nossa cabeça se projete à frente. Daí o trapézio e outros músculos começam a trabalhar mais até ficarem estressados e encurtados.

whatsapp-image-2016-10-11-at-14-27-48

Os músculos estabilizadores são antecipadores de movimento. Isto significa que eles precisam ativar antes de a gente iniciar um movimento. Imagine que dentre nossos músculos temos três camadas: músculos superficiais, que “gritam” forte mas poucas vezes, cerca de 70 a 100% da sua atividade. É o caso do quadríceps, o músculo da parte da frente da coxa. Ao subir muitos lances de escada, você pode sentir uma queimação nele, pois ele passou muito tempo “gritando”. Temos músculos que “falam” caso dos oblíquos abdominais, que passam o dia todo numa “conversa”. Atua um pouco, para um pouco, volta a atuar novamente e assim eles trabalham o dia todo. Costumam atuar em 50% da sua contração máxima. Por fim, temos os músculos profundos, que “sussurram”. Estes devem passar o dia todo ativados em cerca de 30% da contração máxima. Eles passam muitas e muitas horas trabalhando de forma suave e sempre.

Se cada uma dessas camadas for recrutada e atuar na dinâmica adequada, não sentiremos dores no corpo relativas à má postura. Sentimos um alívio quando cada grupo muscular atua dentro do seu campo de eficiência.

Isto nos torna mais produtivos, fazendo com que sobre tempo e disposição para as pessoas e atividades que amamos.

Acesse nosso site e descubra mais www.pilatesido.com.br

 

leticiamarchetto

Letícia Marchetto é sócia-fundadora do Studio Let’s Pilates e criadora do método Ballet Fly, que combina acrobacias aéreas a técnicas de Dança. Faz parte da primeira turma licenciada do método Buff Bones ® Pilates para Ossos Fortes e certificada em Pilates pela PMA ®  – Pilates Method Alliance. Bacharel e Licenciada em Dança e Movimento (UAM-2007) e Pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas (SENAC, 2010), e bacharelanda em Educação Física.

face

@leticia.marchetto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s