Ciclo ventilatório e a influência do Princípio da Respiração no Pilates:

Um ciclo ventilatório é composto de uma fase inspiratória (tempo inspiratório) seguida de uma fase expiratória (tempo expiratório).

O método resgata a importância da respiração. Devido à vida diária agitada, a maioria das pessoas passam a respirar mais rápido e de forma incompleta, ou seja, o ar não chega a atingir a parte inferior do pulmão, região onde as trocas de oxigênio são mais eficientes, isso explica o fato de inspirarmos pelo nariz e expirarmos pela boca (facilitando a ação dos músculos respiratórios como citado acima).

p-16-1450x1450

A respiração profunda na medida em que a ansiedade é reduzida, gera diminuição de dor muscular e aumento do rendimento em qualquer atividade física. Claro que não podemos esquecer-nos dos outros Princípios do Pilates, o praticante deve incorporar todos eles forma global.

 

Como o Pilates ajuda nesse processo? O sistema ventilatório é formado por bombas e tubos que levam o oxigênio e retiram o gás carbônico dos pulmões, de uma maneira mais eficiente possível. A ventilação pulmonar é um processo realizado pelo sistema nervoso, por meio de estruturas centrais e periféricas, atendendo as necessidades do organismo, com a expansão e a retração da caixa torácica e pulmões, com a troca gasosa, (absorção do oxigênio e a eliminação do gás carbônico).

p-22-374x374

Em condições normais este processo é espontâneo. É importante manter o tempo inspiratório adequado para garantir o volume de expiração, freqüência respiratória e manutenção da abertura dos alvéolos. Por isso a grande importância de respirar apropriadamente durante uma sessão de Pilates, e porque não durante toda sua rotina de vida diária? Pilates, sim eu faço Pilates I do!

Acesse nosso site e descubra mais www.pilatesido.com.br

 

 

Rafaela Porto é palestrante do congresso nacional de Pilates e professora de Pilates e  personal trainer nas cidades de Santos e São Paulo. É graduada em Educação Física e pós-graduada em Atividade Física Adaptada e Saúde. Alem disto é colunista das revistas Pilates em Evidência e Pilates Friends.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s